GACSUM
CriaçãoO Grupo dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM) foi criado em 19 de Abril de 1994, pelos alunos do Curso de Comunicação Social, constituindo a sua principal função representar o curso e os seus alunos.
É uma organização sem fins lucrativos e não possui qualquer ligação a partidos políticos, confissões religiosas ou correntes filosóficas. Funciona de forma autónoma e independente, através do pagamento de quotas dos seus sócios (5 euros anuais), do apoio do Instituto de Ciências Sociais, do Instituto Português da Juventude e, pontualmente, de outras instituições e empresas que patrocinam as suas actividades. O GACSUM tornou-se uma pessoa colectiva a 30 de Maio de 1995.
Em 24 de Janeiro de 1997, na série 3 do Diário da República, foram publicados os seus estatutos. Várias foram as actividades realizadas pelo GACSUM desde a sua criação.
Objectivos
Os seus objectivos são vários: promover intercâmbios entre estabelecimentos congéneres; defender e zelar pelos seus membros em tudo o que diz respeito à vida académica; organizar e representar os estudantes de Comunicação Social da Universidade do Minho; contribuir para o fortalecimento das iniciativas conducentes a um desenvolvimento contínuo e evolutivo do curso de Comunicação Social; promover a formação física, cultural e profissional que incentivem as relações humanas e comunitárias; angariar fundos para financiar as respectivas actividades; promover colóquios e/ou conferências subordinadas a temas ligados aos interesses do curso.
2004/ 2006
A nova Direcção do Gacsum que tomou posse em Dezembro de 2004, orgulha-se de iniciar aquela que é uma nova fase deste grupo que tem como objectivo fundamental não só representar todos os alunos de Comunicação Social, como dar-lhes constantes oportunidades de formação técnica, científica e cultural.
Com renovados rostos e novas ideias à espreita, o Gacsum pretende aproximar os alunos, pela transparência e seriedade, do trabalho que exerce e das actividades que promove.
Neste momento o Gacsum encontra-se a organizar um conjunto de trabalhos no sentido de levar a cabo o plano de actividades proposto para 2004/ 2006:
realização das VIII Jornadas de Comunicação Social em formato renovado
relançamento do jornal “Comum”, onde qualquer aluno do curso poder-se-á auto-propor a fim de colaborar nas suas publicações
realização de conferências subordinadas a temas de interesse curricular, a fim de aproximar estudantes e profissionais das áreas do Jornalismo, das Relações Públicas, da Publicidade e do Audiovisual
workshops orientados por profissionais especializados
programas culturais
actividades desportivas
divulgação de programas ou projectos de formação promovidos por instituições alheias à Univesidade do Minho
outras actividades de interesse pontual
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