quinta-feira, outubro 27, 2005

GACSUM: novo projecto jornalístico on-line

O Grupo dos Alunos de Comunicação Social da UM prepara o lançamento de um sítio informativo generalista na Internet. Este projecto, que surge da necessidade de criar espaços onde os estudantes da nossa licenciatura possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, será lançado durante o próximo mês de Novembro.

Assim, todos os alunos que sejam – ou estejam interessados em ser – sócios do GACSUM, e que mostrem vontade de participar no concurso de selecção do corpo redactorial deste novo projecto jornalístico, deverão contactar (com a maior brevidade possível) uma das seguintes pessoas:

Hélder Beja (helderbeja@portugalmail.pt)
Hugo Torres (hmltorres@gmail.com)
Idalina Casal (idacasal@portugalmail.pt)

O jornal digital “Comum” é um projecto aberto à colaboração de todos.

Porém, é evidente e compreensível que existam limitações quanto ao número de membros que, num futuro próximo, assegurarão a produção dos conteúdos noticiosos deste portal virtual.
Assim, a equipa do “Comum” será composta por cerca de 30 colaboradores permanentes, não excluindo, por outro lado, aqueles que não forem seleccionados numa primeira fase.

Isto é:

1 - aos estudantes que venham a mostrar interesse em fazer parte desta iniciativa e que, sendo seleccionados, passem a integrar o corpo redactorial do “Comum”, será ministrada uma formação intensiva de ciberjornalismo, a cargo de um especialista na área. Esta sessão antecederá o lançamento do jornal.

2 - aos restantes alunos, que tendo demonstrado vontade de fazer parte deste projecto e que (por não possuírem ainda os conhecimentos básicos que lhes possibilitem corresponder às habituais exigências da prática jornalística) não sejam integrados de imediato na equipa, será também concedida a possibilidade de frequentar uma acção de formação de base, mais acessível e destinada a colmatar alguma falta de noções essenciais nesta área.
Também neste caso, a formação será dada por alguém bastante entendido em ciberjornalismo e, numa fase posterior, possibilitará àqueles que a receberem a integração no corpo redactorial do “Comum”.

Grato pelo tempo despendido na leitura deste comunicado.
O secretário do GACSUM, Hélder Beja

1 Comments:

At 11:28 da manhã, Blogger Unknown said...

Fiquei muito contente pelo projecto COMUM ainda ter pernas para andar. Fiz parte da Direcção da revista durante 2 anos e é com muito agrado que vejo que não desfaleceu. Pelo menos actualiza-se aos novos tempos da blogosfera e da internet.
Já agora sabe me dizer se ainda se faz a COMUM como antigamente (versão revista)?

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home