quinta-feira, março 22, 2007

GACSUM assina protocolo de colaboração com Gabinete de Imprensa de Guimarães

O GACSUM vai assinar um protocolo de cooperação com o Gabinete de Imprensa de Guimarães no próximo sábado, 24, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, às 14h30.

A celebração do referido protocolo está inserida no dia de comemoração do 31º aniversário do GIG, de entrada livre, no mesmo espaço, e para o qual todos os alunos da Licenciatura em Comunicação da Universidade do Minho foram formalmente convidados a marcar presença. (Abaixo está a transcrição integral do press da iniciativa e em ao lado o programa.)


--------------------

Press:

Ministro dos Assuntos Parlamentares presente nas comemorações do 31.º aniversário do Gabinete de Imprensa de Guimarães

(clicar na imagem para aumentar)


O Gabinete de Imprensa de Guimarães – Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação – leva a efeito uma Sessão Solene, no próximo dia 24 de Março, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, contando com a presença do Ex.º Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, Dr. Augusto Santos Silva.

O GI pretende levantar a discussão sobre "O momento actual da imprensa e estratégias de futuro", aguardando por uma comunicação formal do responsável do Governo pela pasta da Comunicação Social, numa altura em que se discute a alteração ao Estatuto do Jornalista e a Lei de Imprensa.

A direcção do GIG entendeu, ainda, dar voz aos representantes da classe, convidando para o efeito os directores do Jornais Diário do Minho e Correio do Minho, para abordar as preocupações em torno da imprensa regional. Manuel Carvalho, director-adjunto do jornal Público, vai também fazer uma comunicação aos presentes, numa vertente mais ampla sobre o jornalismo.

Por ocasião das comemorações do seu 31.º aniversário, esta associação celebra ainda um protocolo de cooperação com o Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM), no sentido de estreitar os laços entre as instituições e visar uma cooperação futura na ligação dos estudantes do ensino superior de comunicação social com o mercado de trabalho.

Fundado a 3 de Março de 1976, o Gabinete de Imprensa de Guimarães tem desenvolvido uma importante acção no âmbito da formação de profissionais e colaboradores da imprensa. Nas muitas actividades desenvolvidas pelo GI incluem-se tertúlias sobre temáticas relacionadas com o jornalismo, colóquios, seminários, exposições, lançamento de livros, a edição de um Boletim Informativo e a realização de uma Convenção de Jornalistas. Toda a informação está exposta no site da associação (www.giguimaraes.com).

É toda esta vivência e trabalho desenvolvido ao longo de três décadas que se pretende assinalar no próximo dia 24 de Março, partilhando com os demais interessados em fazer parte das iniciativas do GI. A sessão solene, que vai decorrer no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, é aberta ao público.